As Peças Orçamentárias Direcionadas a Atender a Estratégia Empresarial
São Paulo, 05 e 06 de Novembro de 2012Objetivos:
• Fortalecer os conceitos de integração do orçamento ao planejamento estratégico, devendo antever situações ambientais da organização e antecipar decisões futuras, no sentido de obter os melhores resultados das oportunidades previstas e minimizar conseqüências desfavoráveis
• Apresentar os reflexos e repercussão do planejamento estratégico nos planos tático, operacional e na gestão orçamentária
• Ampliar a visão sistêmica sobre orçamentos, proporcionando o conhecimento do processo orçamentário e desenvolver a percepção da empresa como um sistema uno, integral e complexo, bem como aprimorar a noção ampla da interação dos diversos recursos empregados e das operações de cada uma das áreas da organização
• Proporcionar conhecimento das técnicas na elaboração de orçamentos para planejamento e controle e sua utilização prática no processo de gestão
• Apresentar as inovações técnicas de elaboração do orçamento na gestão empresarial
Benefícios Esperados:
Além de fixar conceitos, esse treinamento apresenta técnicas extremamente práticas e de aplicação imediata de forma a capacitar os participantes a:
• Conhecer as técnicas utilizadas na elaboração do orçamento empresarial, discutindo sua utilização e integração com o planejamento estratégico e gestão empresarial
• Assimilar a metodologia empregada na elaboração das peças orçamentárias por meio de resolução de casos práticos
• Atualizar-se com relação às técnicas e boas práticas orçamentárias
Público-Alvo:
• Executivos, gestores e profissionais das áreas de controladoria, finanças, administrativa, orçamentos, contabilidade, planejamento estratégico e profissionais envolvidos com a mensuração de desempenho de suas empresas.
Programa:
1. Noções Conceituais
• Visão sistêmica de empresa
• Sub-sistema de gestão (processo decisório)
• Conceitos de planejamento e orçamento
• Expressões do orçamento
• O orçamento e o controle de gestão
• Os orçamentos Base Zero, Beyond Budgeting e Rolling Forecast
• Os conceitos do orçamento no Balanced Scorecard
2. Sistema Orçamentário
• Vantagens e desvantagens
• Benefícios e limitações do orçamento
• Fatores críticos de sucesso
• Tipos de centros de responsabilidade
• Tipos e dimensões temporais do orçamento
• Integração orçamentária
• Estrutura organizacional adequada
• Plano anual de resultados
3. Como Elaborar as Peças Orçamentárias?
• Orçamento de vendas
• Orçamento de produção
• Orçamento de compras de material direto
• Orçamento da mão-de-obra direta
• Orçamento dos custos indiretos de fabricação
• Orçamento de despesas comerciais e administrativas
• Orçamento de investimentos
• Orçamento de caixa e de resultado
• Orçamento do balanço patrimonial
4. O Uso de Computadores no Processo de Planejamento
5. Análise das Variações Orçamentárias
6. Avaliação, Mensuração e o Comportamento Gerencial
7. Conflitos no Uso do Orçamento para Planejamento e Controle
8. Resolução de Casos Práticos
Metodologia das Aulas:
• Aulas expositivas e apresentação de casos práticos para análise, discussão e resolução de dúvidas vivenciadas pelos participantes.
Sobre o Instrutor: Norberto Giuntini• Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica na FECAP/FACESP
• Formação em Economia (Mackenzie), Ciências Contábeis (UNIP) e especialização em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas – FGV
• Docente nas disciplinas de Contabilidade Societária, Contabilidade Internacional e Gestão Orçamentária no curso Gestão de Negócios – Pós- Graduação – Faculdade Ítalo-Brasileira
• Docente nas disciplinas de Contabilidade de Custos e Preços de Vendas e Contabilidade/ Auditoria no curso de Gestão Financeira - Pós-Graduação – IMES- Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul
• Experiência profissional de 24 anos trabalhando em empresas de grande porte como: Mercedes Benz, Elebra S/A Eletrônica, Price Waterhouse Auditores Independentes, CIMAF - Grupo Belgo Mineira e Caloi Norte, nas áreas de Auditoria, Custos e Controladoria
• Experiência de 10 anos em consultoria empresarial em empresas de médio e grande porte, nas áreas privada e pública
• Autor de diversos artigos publicados em periódicos e apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais de Contabilidade e Custos
• Experiência na apresentação, condução de palestras, workshops e treinamentos a executivos e outros profissionais no Brasil
Datas e local:
05 e 06 de Novembro de 2012Av. Paulista, 807 - 18º andar
Cerqueira César - São Paulo - SP
Horário: 8h30 às 17h30.
Investimento: R$ 1.490,00.
- Consulte sobre desconto especial para confirmação de inscrição antecipada e para grupos.
- Os pagamentos podem ser efetuados por depósito, boleto bancário ou cartão de crédito
- Material didático, Certificado e Coffee break estão inclusos na inscrição.
Informações e Inscrições:
H&B Treinamentos e Soluções Empresariais
Telefone: (11) 3803-9340 ou solicite a ficha de inscrição pelo
E-mail: treinamentos@heb.com.br ou acesse nosso site: www.heb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Blog.