gAPZroEkgx8xs7J6V95FXc9chWU Divulgando RH - Divulgação em RH, cursos, artigos, emprego, etc.: LIVRE-SE DOS E-MAILS DAS CAPITÚ LEIRAS E DOS MARK ETEIROS - DivulgandoRH ArtigosWkLHGt_YfyJE9LvL3p6jwKFizk4

quarta-feira, 13 de junho de 2012

LIVRE-SE DOS E-MAILS DAS CAPITÚ LEIRAS E DOS MARK ETEIROS - DivulgandoRH Artigos

Você se sente afogado em e-mails? Como resolver o problema de centenas de e-mails diários trafegando na caixa de entrada, diminuindo a quantidade de mensagens.



Ao fazer uma analogia entre tráfego de e-mails e tráfego automotivo você irá perceber algumas semelhanças e poderá criar uma solução não só pessoal como também para a equipe de sua empresa. 

Há 100 anos o automóvel era uma nova tecnologia, não existiam regras de trânsito nem era necessário ter um certificado de habilitação para dirigi-lo. Com o aumento estratosférico de automóveis na rua, sem regras e a necessidade de habilitação do motorista, a quantidade de acidentes multiplicou forçando a sociedade e suas autoridades a criar regras para que o transito fluísse sem acidentes.
A sua caixa de entrada de e-mails sofre hoje o mesmo problema que o automóvel há cerca de 100 anos. 
Quem foi que lhe ensinou a administrar e-mails? A resposta mais comum é ralando e tirando duvidas com os colegas. 
A maioria das pessoas reclama e não sabe direito o que está chegando a sua caixa de entrada. 
Ao invés de olhar a caixa de entrada em ordem cronológica de chegada analise a por remetente. 
Descubra e desmascare comportamentos. 
Clique no titulo da Coluna “de” de sua caixa de entrada e analise as mensagens por remetentes internos á sua empresa. 
O que é que eles estão pedindo com a mensagem? Comunicar, Solicitar, Informar, Convidar, Enrolar e outras classificações diversas. 
A pessoa ansiosa como a personagem Capitú Leira ao receber uma tarefa, envia dezenas de e-mails ao seu chefe para informar cada passo da tarefa executado. 
Ao final da tarefa seu chefe recebeu 25 e-mails ao invés de um único.
Como solucionar este tipo de comportamento? Pergunte a pessoa: Quando ela espera terminar a tarefa? 
Se a resposta for, por exemplo: dois dias, solicite então que só informe o encerramento da mesma em dois dias sem enviar e-mails intermediários. Com esta atitude você evitará que 25 e-mails sejam escritos. 
Mark Eteiro envia mensagens a torto e a direito mostrando como ele é maravilhoso, eficiente e traz retornos excepcionais á empresa. 
No instante que você mostra a ele a quantidade de e-mails enviados e os motivos; o comportamento está desmascarado. 
Ele irá pensar sempre antes de enviar a mensagem de como ele é o melhor dos melhores jogadores “de água fora da bacia” e evitará novas mensagens do gênero.

Os e-mails escritos não só traduzem fatos racionais, mas as emoções, ansiedades e stress envolvidos no dia a dia de cada pessoa. 
Em uma empresa sem um programa de treinamento e regras de utilização de e-mail as perdas de tempo, produtividade e principalmente de segurança permitem vazar até documentos sigilosos.

Criar e implantar um programa empresarial de uso dos meios eletrônicos como e-mail, instant messaging, e telefonia via internet e obter resultados efetivos exigem a forte cooperação da equipe de TI, RH e um programa participativo dos colaboradores enviando sugestões para então criar as regras, treinar e implantar. 
Sempre que o conhecimento é corretamente disseminado a equipe torna-se consciente dos problemas e passa a evitá-los. 
Capitu Leiras, Mark Eteiros e muitas outras ações erradas podem ser evitadas com treinamento e o uso de um conjunto de regras aplicadas à caixa de entrada.

Lembre-se


1-Caixa de Entrada não é depósito de e-mails e sim uma caixa de passagem e ação

2-Analise os e-mails por remetente e descubra os comportamentos mascarados.

3-Comunique o problema ao remetente e sugira uma solução.

4-Crie um programa empresarial e ensine as regras de uso dos sistemas de mensagens eletrônicas.

5-Criar regras não é proibir, mas sim regular para que funcione de forma adequada.



MARCELO THALENBERG

Autor dos livros: Socorro, roubaram meu tempo + de 100 soluções para recuperar o domínio do tempo com a ajuda do Outlook e mudanças de atitude.

Managing Your Business With Outlook 2003 na series For Dummies em ingles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Blog.