gAPZroEkgx8xs7J6V95FXc9chWU Divulgando RH - Divulgação em RH, cursos, artigos, emprego, etc.: A Missão e os Valores Numa Empresa - Divulgando RH ArtigosWkLHGt_YfyJE9LvL3p6jwKFizk4

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Missão e os Valores Numa Empresa - Divulgando RH Artigos

A Missão e os Valores Numa Empresa





Hoje em dia é bastante comum chegarmos à recepção de uma empresa e já nos depararmos com um quadro afixado na parede no qual estão declaradas a sua Missão, os Valores que a norteiam e a Visão de Futuro que a inspira. Contudo, será que isto é mesmo importante?

Como ocorre a cada um de nós seres humanos, as organizações também precisam ter uma identidade clara para que todos os públicos de interesse saibam qual a sua razão de ser (Missão), quais as crenças que dirigem a sua atuação (Valores) e aonde ela pretende chegar (Visão de Futuro). Portanto, não se trata apenas de mera formalidade, mas de um compromisso público assumido diante de todos aqueles que são impactados por ela.

Quando uma empresa nasce, no coração de seu fundador deve existir um propósito maior a ser cumprido que vá além do interesse de ganhar dinheiro. É importante que haja uma finalidade básica capaz de contagiar as pessoas e impulsioná-las a serem melhores. Parece poético, mas a Missão da companhia existe exatamente para dar significância àquilo que os colaboradores fazem em seu dia a dia e orgulhar os clientes que adquirem seus produtos e serviços.

Por isto, quanto mais simples for a sua declaração no papel, melhor. A da Disney, por exemplo, é “Alegrar as pessoas”. Quer algo mais fácil de compreender do que isto? Mas não basta uma bela frase se não houver o compromisso de todos e é aí que reside o sucesso desta companhia de entretenimento. Seu elenco (como os colaboradores são chamados) faz de tudo para que os clientes vivam no reino mágico enquanto estiverem por lá.

Certa vez uma garotinha entrou na fila de um dos brinquedos mais disputados e um funcionário percebeu que o sorvete dela logo começaria a derreter, oferecendo-se para segurá-lo enquanto ela estivesse se divertindo. Alguns minutos depois, quando retornou para buscar o seu picolé, a menina notou que o integrante do elenco estava à sua espera com o sorvete intacto. Surpresa, perguntou: “Mas ele não derreteu?” Ouvindo como resposta: “Aqui os sorvetes aguardam as crianças enquanto estão brincando”.

No entanto, não basta ter uma declaração de Missão que seja compreendida por todos. É importante que a sua empresa também se debruce a mapear os princípios que orientam o cumprimento de sua finalidade básica, ou seja, de que forma ela desempenha o seu papel no mundo. 

Por conseguinte, os Valores precisam escancarar que tipo de comportamento espera dos colaboradores, como se relaciona com os fornecedores, de que maneira os clientes são percebidos e qual a responsabilidade que lhe cabe na sociedade como um todo.

E é justamente aí que começam os problemas. Já que pretendem declarar estes Valores publicamente muitas escrevem palavras bonitas apenas para que soem bem em seus materiais institucionais, tendo pouquíssima preocupação com o real impacto deste pseudo-compromisso. Só que numa companhia em que os valores declarados são invisíveis às pessoas em seu trabalho cotidiano, a confusão está lançada.

Não é incomum encontrarmos empresas nas quais se lê nos editais que “nossos colaboradores são o maior ativo que temos e por isto valorizamos suas ideias”, mas as pessoas jamais são convidadas a expressarem o que pensam a respeito dos mais diversos problemas pelos quais suas corporações vêm passando e ai de quem se arrisca a manifestar-se. Seria muito melhor que assumissem a hierarquia e a obediência como valores do que continuarem a cometer o auto-engano, mas infelizmente não pensam assim.

Definir a Visão de Futuro para os próximos cinco ou dez anos é uma tarefa de importância capital para que a sua companhia tenha foco e estabeleça a estratégia correta, mas muita coisa deixará de ser executada se a Missão e os Valores não estiverem alinhados àquela ou forem incompreendidos pelos colaboradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Blog.