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segunda-feira, 14 de maio de 2012

“A competência” que nenhum empreendedor pode deixar de ter ! - DivulgandoRH Artigos

“A competência” que nenhum empreendedor pode deixar de ter !

Colunista: Rejane Santos 

Se você é um empreendedor (por empreendedor entenda corporativo, agente de mudanças, também),com certeza já deve ter sentido na pele que algumas habilidades são cruciais para que dê início à construção e, principalmente, à venda de uma idéia. Digamos que você precise até mesmo, desenvolver novas competências, para ter mais acesso e competitividade. Entretanto, sabemos que somente isto não basta.

No Caldeirão do Empreendedor bem sucedido, além de habilidades e competências, devem ser ADICIONADAS : algumas colheres de intuição, muitos quilos de determinação e pitadas e pitadas de capacidade para assumir riscos e entusiasmo para a ação. Somente para citar alguns dos ingredientes que não podem faltar na sua RECEITA DE SUCESSO. Afinal, Walt Disney falou que: “se você pode sonhar, pode realizar”! O que ele deixou subentendido foi que não basta sonhar... “hai capito”?! Não?Darwin, desta vez, é Quem Explica !


Um post recente do Copyblogger argumenta que há uma habilidade específica que o empreendedor deve desenvolver para ter sucesso que, na verdade, não se limita a nenhuma das anteriores: prepare a sua despensa para adicionar ingredientes novos à sua receita de sucesso !

O Copyblogger desmistifica o poder do conhecimento em algumas competências, como a única ferramenta, da qual um empreendedor pode lançar mão como diferencial de sucesso. A sua afirmação está baseada no acesso à tecnologia da qual dispomos no mundo atual. O conhecimento não tem fronteiras e não se limita às paredes de uma sala, de um livro, de uma pessoa; ou seja, a aquisição de novas competências está a apenas um click de distância.

"Você pode aprender qualquer coisa hoje em dia e de forma gratuita até”, diz o autor do post

Verdade seja dita que no YouTube, por exemplo, há como aprender de tudo em vídeos e o Pai Google do Cantuá está lá sempre para te ajudar, não é verdade? Então, se o acesso à tecnologia nos facilita a informação, se tudo o que produzimos corre o risco de virar algo “uniforme”... Onde está verdadeiro diferencial?

“Os empreendedores devem enfatizar mais na sua capacidade de girar e flexionar, em reação a um ambiente de negócios em constante mutação.

É a capacidade de processar e reagir às novas informações assim que estiverem disponíveis, que o tornará bem sucedido”.( Johnny B. Truant, Copyblogger)

A “Capacidade de EVOLUIR”, de se adaptar e de se reestruturar rapidamente, como disse Darwin em sua Teoria da Evolução das Espécies, é o diferencial competitivo. Não estamos lidando mais com o quanto sabemos fazer o que fazemos( know how/tecnologia). Mas sim, da nossa capacidade de transformar, inovar , aprender , interagir e EVOLUIR COM o quanto e o que sabemos, para que possamos agir em um tempo de reação à frente às demandas do mercado, interagindo sempre com o foco em nosso cliente. Poderíamos dizer em um contexto mais amplo: criando uma necessidade ainda inexistente.

Pense agora, neste exato momento, sobre o que poderia realizar que ainda não foi feito dentro e fora do seu campo de atuação.

Uma outra idéia que o copyblogg traz à tona e nos faz refletir é sobre atuação em nicho. “Há muita conversa em círculos de branding do tipo: “se você não continuar fazendo o que as pessoas esperam de você, estará apenas confundindo seu público. Você tem que ter um nicho, e esse nicho tem paredes altas e inescalável em torno dele. Se você fizer algo estranho e fora do personagem;ou, fora de sua área de especialização, as pessoas não sabem o que você representa e, portanto, não vão comprar nada de você”.

O “benchmarking” muitas vezes é confundido com “saber o que a concorrência está fazendo”, quando na verdade, deve ser “O que outros segmentos estão fazendo e trazendo à tona em termos de inovação e tecnologia que posso aprender e aplicar ao meu negócio, ao meu trabalho, ao meu desempenho?”

Veja alguns exemplos de organizações que aplicaram o que estamos abordando até agora, que foram citadas no post do Copyblogger:

Enquanto as livrarias Borders foram morrendo, a Amazon liderou a revolução do e-livro com o Kindle. Eles também foram à venda de livros para vender tudo sob o sol, e começou a prestar serviços de tecnologia como a Amazon S3 meios de hospedagem.

Google entrou em um mercado que já tinha motores de busca dominantes, como Yahoo e Lycos, mas depois se ramificou a partir de pesquisa em aplicativos, sistemas operacionais para smartphones, comunicações de voz, mapeamento, navegação e comércio de serviços, e tudo mais. E agora qual é o nome do dono da casa?

Copyblogger começou como um blog sobre direitos autorais. Então tornou-se mais sobre internet marketing e empresa de pequeno porte. Em seguida, ele começou a criar produtos e fundindo-se com parceiros, agora vendendo temas WordPress, otimização de conteúdo.

Johnny, do Copyblogger sabe bem do que está falando, quando exemplifica a sua própria experiência ao propor parceria ao Wordpress, para vender “temas para páginas dos blogs”: “Em nenhum momento Brian Clark (do wordpress) disse: "Sabe, Johnny ( do Copyblogger),espere um minuto ... um site que vende temas do WordPress ? Isso vai confundir todo mundo” e abandonou a coisa toda para voltar a publicar no wordpress posts sobre “como fazer um blog” apenas”.

Mude a Sua Mente Agora !

ele ainda afirma:"O que você precisa é a mentalidade para realmente sair e usar o que sabe. Você não precisa de habilidades. Você precisa de meta-habilidades".

Vejam as meta habilidades que a sua despensa precisa para dominar e reverter o lado desagradável da “Teoria da Seleção Natural de Darwin”

1.Você tem que aprender a ser incerto e assumir riscos. Se você ficar dentro do que é conhecido e seguro, nunca será verdadeiramente bem sucedido. Fazer o que é incerto e arriscado não é fácil; e, é por isso, que as pessoas que se atrevem a fazê-lo são recompensadas.

2.Você tem que aprender a liderar, o que significa simplesmente sair e fazer as coisas. Se você fizer as coisas, em vez de ficar sempre pensando e falando “sobre fazer” as coisas, então parabéns, você é um líder. Outros te seguirão.

3.Você tem que aprender a resolver problemas. “Eu desescolarizo* (unschool) meus filhos, porque acredito que crianças não devem memorizar fatos – Especialmente em um mundo que muda rapidamente”. É preciso aprender a olhar para uma situação, determinar quais os recursos que precisam, e depois ir em busca desses recursos, a fim de resolver o problema. Temos todos de aprender a pescar em vez de confiar que os outros nos dêem peixe.

(* Desescolarização é um conjunto de ensino filosofias e práticas centradas em permitir que as crianças aprendam através de suas experiências de vida naturais, incluindo jogo, responsabilidades , experiência de trabalho e interação social , em vez de através de um currículo escolar mais tradicional~wikipedia)

4.Você tem que começar a acreditar que pode realizar. Pode soar “ ha-ha, sei” mas é muito importante.Nós nos treinamos em crer que podemos realizar algumas coisas, mas que não podemos realizar outras tantas. Pensa que não pode calcular? Errado. Você não pode levitar na Terra a menos que tenha a assistência ou superpoderes. Há uma grande diferença entre este dois tipos de “não posso” ( outra manifestação desta crença é:”Eu não sou este tipo de pessoa”,”Não fui criado desta forma” e “O que irão pensar meus pais, vizinhos, o fã clube do twilight (série de tv)?”

Creio que nossa resiliência às mudanças aumenta, na medida certa da nossa capacidade para lidar com as situações à nossa volta. As mudanças acontecem devagar... se não estivermos antenados, perdemos a capacidade de “reinventar” a nossa natureza, perdemos a capacidade de interagir ao meio, nos adaptamos ao confortável, à idéia fixa de que “em time que se ganha não se mexe”, tal qual a parábola do sapo escaldado. Aquela em que uma experiência mostra que se colocarmos um sapo em água fria, dentro de um recipiente e aquecê-la aos poucos, o sapo não perceberá a diferença da temperatura, se adaptando lentamente até que morra “escaldado”... A mesma experiência demonstra que se pegarmos o sapo de um ambiente externo e o jogarmos em um recipiente de água fervente, ele dará um salto e sairá antes que morra.Acho que esta experiência resume tudo sobre a competência que todo empreendedor deve ter: capacidade de EVOLUIR constantemente.

Pense: qual é a água morna e confortável que te prende neste momento?

Em meu trabalho de coaching costumo aplicar a Matriz de Gestão da Mudança. A Matriz em questão tem quatro quadrantes:

O que faço a não gosto (ação: transformar ou eliminar);

O que faço e gosto (manter, melhorar, aprimorar);

O que não faço e não gosto ( eliminar, analisar e resignificar... nem sempre o que vc. não faz e não gosta é a decisão mais correta);

O que não faço e gosto (realçar, fazer mais, encontrar tempo e planejar para fazer mais).

Espero que o ajude, ajude à sua equipe, a repensar sobre os “confortos atuais”. Adoraria receber seus comentários.

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