gAPZroEkgx8xs7J6V95FXc9chWU Divulgando RH - Divulgação em RH, cursos, artigos, emprego, etc.: ANSIEDADE E MEDO: COMBUSTÍVEIS DE VIDA - DivulgandoRH ArtigosWkLHGt_YfyJE9LvL3p6jwKFizk4

sexta-feira, 4 de maio de 2012

ANSIEDADE E MEDO: COMBUSTÍVEIS DE VIDA - DivulgandoRH Artigos



Hoje ao ler este artigo, a cada parágrafo, sentia como se estivessem passando por minha mente episódios de minha vida, e que por muitas vezes não tive como resolver, pena que não pude lê-lo antes, creio que muitas questões mal resolvidas teriam se tornado em situações bem diferentes, por isso achei interessante postá-lo aqui, pois quantos não convivem com situações parecidas e terão agora a opção de ter uma saída. 


ANSIEDADE E MEDO: COMBUSTÍVEIS DE VIDA 




Eu era um menino terrível, brigava com meus irmãos, desobedecia a meus pais, enfim personificação do próprio "pestinha". 

Aos dez anos fui para um colégio interno e só então comecei a tomar conhecimento de dois companheiros de vida: o medo e a ansiedade. 

A timidez o receio de conviver com o sexo oposto a dificuldade de trabalhar em grupo, eram alguns dos sintomas desse medo e dessa ansiedade. 

Consegui ser o primeiro da classe, ganhava muitas medalhas, mas tinha muito medo do "mundo lá fora". 

A superação desses problemas ameaçou quando aos 14 anos fui para o Rio; mais do que ir para a "cidade grande" fui morar sozinho. Meu pai comprou um apartamento, me deu uma pequena mesada e me disse: "Agora a bola é sua". 

Nessa época eu pensava em terminar o "científico" e fazer medicina; não me passava pela cabeça ser consultor, alguém que com grande freqüência conduz seminários, faz palestras etc. 

Embora meu futuro ainda não estivesse claro, foi aí que comecei meu aprendizado como "apresentador" e consultor. 

As lições que aprendi desde então, vou colocá-las sem qualquer ordem cronológica, apenas com o intuito de buscar alguma identificação com o leitor. 
Estar sozinho, não ter alguém para nos ajudar, causa um grande pânico inicial, mas como dependemos de nós mesmos a "coisa" acaba saindo, pois não da para delegar para terceiros. 
As vezes uma tarefa/apresentação nos parece grande demais para nossa competência ou disponibilidade de tempo. ALAN LAKEIN, consultor de administração do tempo me ensinou a técnica do "queijo suíço", isto é decompor o todo em pequenas partes e ir desenvolvendo uma a uma. 
A procrastinação é um problema terrível. Adiamos o que não gostamos ou temos medo de fazer. Vencê-los depende de alguns pequenos macetes: divulgue suas metas para as pessoas que o cercam (vai ficar mais difícil adiar), dê um prêmio a si mesmo quando conseguir fazer, procure fazer junto com outra pessoa a quem você respeita tecnicamente. 
A ansiedade e o medo é algo que se vence, pelo menos no meu caso, com uma grande antecipação do processo de planejamento da atividade principal. Começar a pensar "naquele problema" 3 / 4 meses antes nos ajuda a ter mais segurança em relação ao que deve ser feito. 
Você precisa convencer você mesmo que é bom em determinado assunto; um dos caminhos para isso é convencer primeiro aqueles que o cercam. Use e abuse do marketing pessoal, faça e conte logo para os outros, escreva muito etc. Se o mundo o aceitar como competente por que não concordar com isso? 
O grande aspecto positivo da ansiedade é o de nos impulsionar a fazer mais rápido e atender mais prontamente etc. Ela nos possibilita o uso do tempo como instrumento de vantagem competitiva. 
Já o aspecto positivo do medo é o de nos forçar a fazer tudo da melhor maneira possível, para não correr o risco de fazer mal feito ou de forma incompleta. Nesse aspecto o medo é um combustível da excelência

Queria encerrar com algumas considerações sobre o erro: 
Tanto o medo como a ansiedade podem nos levar ao erro. Por incrível que pareça, errar é bom, pois só quem erra aprende, e pode inovar. 
O importante no erro não é a busca dos "culpados" ou dos responsáveis pelo erro, mas de suas causas, para eliminá-las e evitar uma possível reincidência. 
Lembre-se de que quanto mais cedo erramos, menor será o prejuízo. É melhor errar como mensageiro do que como presidente da empresa. 

Consultor - L A COSTACURTA JUNQUEIRA / VICE PRESIDENTE DO INSTITUTO MVC – M. VIANNA COSTACURTA ESTRATÉGIA E HUMANISMO


e-mail: adir_rh@yahoo.com.br
twitter: @micknelson_04
facebook: http://www.facebook.com.br/aplevka


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Blog.