gAPZroEkgx8xs7J6V95FXc9chWU Divulgando RH - Divulgação em RH, cursos, artigos, emprego, etc.: Qualidade: Dicas para promover a cultura da Qualidade - Divulgando RH ArtigosWkLHGt_YfyJE9LvL3p6jwKFizk4

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Qualidade: Dicas para promover a cultura da Qualidade - Divulgando RH Artigos


Qualidade: Dicas para promover a cultura da 

Qualidade 





Publicado em: 29/03/2012  |  Fonte: Redação Qualidade Brasil |
Hoje vou falar um pouco sobre alguns métodos que utilizei em algumas empresas para promoção da Qualidade, acredito que o poder de transformação é com certeza o ser humano e suas ações, para isso devemos aproveitar este potencial disponível, utilizando técnicas para atrair a atenção ao tema Qualidade.
Primeiramente menciono que a Qualidade deve fazer parte de uma cultura tradicional na empresa, onde independente do setor e sua participação deve ter o compromisso com os objetivos da Qualidade, hoje esquecendo um pouco de normas,lembro que antes da existência da mesma, inúmeras empresas já tinha como a prática o uso da Qualidade como meta de melhorar seu desempenho, então devemos focar no que realmente queremos que seja destacado nesta área.
Abaixo relacionei diversas dicas interessantes para que você como Gestor ou empresário consiga transformar o ambiente de trabalho com a aplicação da Qualidade.
Equipe da Qualidade
Equipe da QualidadeA formação de uma equipe tem como função desenvolver trabalhos com o objetivo de melhorar o desempenho das atividades internas, esta mesma equipe deve ser Qualificada na meta em que a mesma será destinada, portanto a Equipe deve atender 3 critérios básicos.
  • Metas;
  • Avaliação de desempenho;
  • Promover a Qualidade.
No primeiro critério citado, a equipe deve estar voltada para um único sentido, onde sua análise crítica deve ser  constante, dependendo do projeto em que a mesma participar o tempo é diferente, pois o acompanhamento requer um certo tempo para que se possa gerar esta avaliação.
No segundo que menciono é a avaliação de desempenho, esta mesma equipe deve estar qualificada para realizar a sua própria análise crítica de desempenho baseado em suas ações, por tanto o foco desta equipe deve estar muito bem definido, e também o que se espera deste trabalho.
No terceiro, a equipe deve agir como uma extensão da Qualidade, promovendo o tema através de diálogos e também de informações diversas baseada nos objetivos da Qualidade desta empresa.
Com a soma destes critérios temos um passo inicial que é o ENVOLVIMENTO das pessoas, a motivação deve estar presente durante este processo, em muitos casos estas equipes são criadas e o seu trabalho é orientado de forma PUXADA, ou seja, você esta aqui para fazer o que tem que fazer, e penso que o ser humano deve ser motivado para seu melhor desempenho.
Reuniões da Qualidade
Reuniões da QualidadeUma das atividades que mais realizei era chamada de BOM DIA QUALIDADE, onde 1 vez na semana a equipe da Qualidade se reunia com todos os colaboradores e apresentava os resultados das ações e o desempenho atual, é interessante porque esta técnica resulta no envolvimento das pessoas.
Estas reuniões devem durar no máximo uma hora, visto que o foco principal é a Qualidade, podemos utilizar apresentações sobre o tema e também a troca de ideias sobre um determinado assunto, no meu caso sempre usei os indicadores de desempenho para apontar a situação atual com relação a meta requerida, e também como realizei muitos trabalho de 5S, apresentava fotos do antes e depois, esta reunião com o tempo passava a ser torna um hábito comum na empresa, gerando inúmeros resultados.
Palestras
PalestrasÉ muito interesse e necessário conhecer novas atitudes e também ouvir sobre as práticas e experiências de outros profissionais, então podemos também promover palestras baseadas nos objetivos da Qualidade, neste caso temos consultores que vivenciam diferentes situações em diversas empresas, como também profissionais desta área, e pensando nisso, podemos considerar o fato de promover palestras sobre motivação e outros temas que auxiliem neste sentido.
Certa vez eu convidei um amigo de profissão de outra empresa, esta mesma realizava trabalhos de pequenos grupos voltados para Qualidade e Segurança do Trabalho, e esta palestra de apresentação foi maravilhosa, visto que a empresa obteve sucesso e o conteúdo serviu como base para muitas pessoas mudarem seu comportamento com relação a Qualidade, então neste caso a apresentação de CASES é muito proveitosa gerando uma troca de experiências.
Teatros
Se você pesquisar na Internet com certeza irá encontrar grupos especializados na promoção de temas diversos para empresa, entre eles Qualidade e Segurança do Trabalho, acho sensacional apresentar a Qualidade de uma maneira mais dinâmica e divertida, e com atividades que envolvam as pessoas, eu por exemplo participei em 2008 de um teatro voltado para NÃO CONFORMIDADE onde felizmente eu recebi o nome de AÇÃO CORRETIVA, e nesta peça teatral as pessoas interagiam apresentando os reais resultados do tema.
A prática de peça teatral ajuda e muito na interpretação de ações relacionadas aos objetivos da empresa, e envolver os próprios colaboradores, eu particularmente apoio e muito esta ação, pois nela se tem a situação de apresentar um conteúdo sério através de atividades divertidas sem tirar a seriedade, que chama bastante atenção e atrai cada vez mais espectadores.
Revistas especializadas
Revistas especializadasO uso de revistas especializadas ajuda e muito na promoção da Qualidade, apresentando de forma ilustrada a mesma auxilia na tradução de diversos temas envolvidos na área da Qualidade, uma delas é a Qualidade em Quadrinhos, desenvolvida por Alexandre Montandom, suas revistas abordam diversos temas e a Qualidade de seu conteúdo é indiscutivel, e ainda mais, você pode também obter atráves de um orçamento uma revista especifica e padronizada para a sua empresa.
A Qualidade em Quadrinhos é uma editora que atua na criação de produtos para facilitar o processo de comunicação e conscientização no mercado global da Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social, entre outros.
Utilizamos uma linguagem simples, objetiva e eficiente, que auxilia na aprendizagem e na motivação de todos: os quadrinhos.
Nosso objetivo é democratizar, ao máximo, todo tipo de informação relativa à Qualidade. Nosso forte é transformar conteúdos numa linguagem objetiva e clara a todas as pessoas envolvidas.
Temos a maior e mais completa Coleção de Revistas em Quadrinhos para a Qualidade do Brasil, Manuais Ilustrados, que agregam ainda mais conteúdo as histórias, e CDs de Imagens, uma ferramenta poderosa para a criação e customização de um treinamento entre outras novidades que ajudam você a integrar e valorizar a sua comunicação.
A Qualidade em Quadrinhos é uma editora que atua na criação de produtos para facilitar o processo de comunicação e conscientização no mercado global da Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Segurança no Trabalho, Responsabilidade Social, entre outros.
Tendo a maior e mais completa Coleção de Revistas em Quadrinhos para a Qualidade do Brasil, Manuais Ilustrados, que agregam ainda mais conteúdo as histórias, e CDs de Imagens, uma ferramenta poderosa para a criação e customização de um treinamento entre outras novidades que ajudam você a integrar e valorizar a sua comunicação.
Treinamentos
TreinamentosDiferente de uma palestra podemos realizar treinamentos específicos para um determinado assunto, com esta ação estamos agindo diretamente na meta da Qualidade, durante estes treinamentos sempre busquei utilizar dinâmicas de grupo, pois imaginar um grupo de pessoas que vivem no chão de fábrica ou até mesmo em setores de apoio em uma sala somente ouvindo, é com certeza ver este mesmo grupo quase que dormindo, então a dinâmica de grupo evita este comportamento, elabore por exemplo planilhas criativas para preenchimento de atividades, e também você poderá aplicar materiais didáticos que facilitam e muito esta interação.
Certa vez realizei um treinamento sobre inspeção visual, onde o produto em questão estava com um número muito alto de rejeição, por este motivo apresentei o produto montando em diferentes etapas, com este objetivo consegui apresentar a todos o que de fato se esperava daquele processo, e claro, criei várias situações inexistente para criar o diálogo do grupo, por exemplo o jogo dos 7 erros, me ajudou bastante nesta atividade.
Vídeos
Certo dia uma empresa me apresentou um vídeo que ela mesma fez sobre o 5S achei sensacional, pois nele as pessoas falavam sobre sua participação e também comentavam sobre os resultados obtidos neste programa de melhoria.
Outro vídeo que assisti foi sobre a ISO 9001 onde um consultor apresentava o tema através de diálogos sobre os requisitos da norma ISO 9001 e acredite o resultado foi sensacional, pois o vídeo apresentava os funcionários de uma empresa desenvolvendo ações relacionadas a esta norma e no final o que de fato este envolvimento gerou, ou seja, o reconhecimento da equipe e  a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Murais informativos
Murais informativosUma das técnicas que sempre utilizei foi o uso de murais informativos em locais padrões, onde o conteúdo apresentado deve ser especifico para a Qualidade, neste mural disponibilizei a cada semana informações sobre 5S e ISO 9001, e junto a isso também coloquei indicadores de desempenho atualizados, mostrando os resultados de ações de grupos envolvidos em um determinado projeto.
Neste mural podemos também apresentar cartazes com mensagens de efeito, política da Qualidade, materiais diversos sobre o tema em questão e até mesmo cronogramas de ações, agendas de reuniões e atas sobre cada atividade do grupo, neste eu utilizava o 5W2H, pois ao ler cada um sabia o que estava sendo feito e o objetivo do grupo, fantástico não é?
Bom, de momento são estas as ideias que apresento, é claro que podemos aplicar outras, mas no momento gostaria de lembrar que a Qualidade deve estar no focada no compromisso de cada um, mas vamos tirar aqui neste artigo um exemplo clássico, falar de Qualidade para que? se deve ser compromisso? Simples, para não ficar na zona de conforto.
Participe deixando seus comentários no formulário de contato enviando suas ideias sugestões sobre como promover a cultura da Qualidade.

Redação
Zafenate Desidério Twitter  Facebook  Linkedin
Profissional na área de Gestão e Qualidade, fundador do Portal Qualidade Brasil e de is de 300 artigos sobre Gestão, Qualidade, Recursos Humanos e Carreira.
E-book´s deste autor
E-book Formulários para ISO 9001
E-book Masp - Aplicando na prática
E-book Indicadores de Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Blog.