gAPZroEkgx8xs7J6V95FXc9chWU Divulgando RH - Divulgação em RH, cursos, artigos, emprego, etc.: TODAS AS PESSOAS PODEM SER CRIATIVAS - APRENDA A EXERCITAR SUA CRIATIVIDADE. - Divulgando RHWkLHGt_YfyJE9LvL3p6jwKFizk4

segunda-feira, 12 de março de 2012

TODAS AS PESSOAS PODEM SER CRIATIVAS - APRENDA A EXERCITAR SUA CRIATIVIDADE. - Divulgando RH


 Li este artigo que me foi enviado pelo PORTAL QUALIDADE BRASIL, e achei-o superinteressante, e que poderá trazer muitos benefícios a todos que vierem a ler, principalmente as 10 dicas para se tornar mais criativo que estão no final do artigo, pois já conhecia algumas dessas técnicas e sei que fazem surtir grande efeito na nossa criatividade e também na nossa vida, e que podem ser utilizadas por qualquer pessoa de qualquer área profissional, pois são atitudes simples que fazem com que nosso cérebro torne-se menos preguiçoso, também já li o livro Criatividade na Vida e no Trabalho de Roberto Menna Barreto e recomendo a todos sua leitura, inclusive foi eleito em 1998, como sendo um dos 10 melhores livros de Administração, Economia e Negócios,  pela Câmara Brasileira do Livro, portanto nem é necessário falar muito.


Como fazer dos problemas cotidianos soluções bem-sucedidas




A criatividade é uma característica preciosa para a inovação, um bem considerado valioso hoje em dia na maioria das organizações. Isso porque pensar de modo original para enfrentar os problemas que surgem no cotidiano de uma empresa requer olhar as coisas sob um ponto de vista diferenciado.
Não é fazer poesia, é fazer diferença no dia a dia. É olhar as dificuldades como desafios, é fazer do limão uma limonada. Mas como é possível ser mais criativo?

Vamos fazer a pergunta de outro modo: o que alguém pode fazer em seu dia a dia para tornar a sua rotina e sua vida mais criativa? Talvez um exemplo contrário e real possa ilustrar a importância da mudança de ponto vista para dar espaço à criatividade:

Sabemos de um caso de condutores de metrô que tinham uma rotina extremamente rígida. Eles simplesmente adoeceram, pois as normas com que trabalhavam era muito rígidas e não permitiam um mínimo de iniciativa pessoal, conta Janine Kieling Monteiro, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora da Graduação em Saúde do Trabalhador na Faculdade de Psicologia da Unisinos. Esses trabalhadores não conseguiam colocar nada de si mesmos em seu dia a dia. O fato de uma profissão ou rotina oferecer espaço à aplicação da inteligência prática – a sua marca pessoal – é muito importante para desenvolver a criatividade.


Ideias nascem em terreno fértil

Segundo a professora, não adianta ter originalidade e ideias novas e não saber aplicá-las objetivamente. A inteligência, é claro, conta muito, mas o contexto pode restringir a disseminação e a aplicação de novas ideias, como foi o caso dos condutores de metrô. “Muitos estudiosos relacionam a criatividade à inteligência porque, para solucionar muitos desafios que alcancem êxito, precisamos de ambas”, diz Janine. Ela, porém, faz uma ressalva: “Há pessoas que podem ter ótimas ideias, mas em um contexto em que elas não são tão aceitas ou compreendidas”. Por sua vez, “a inteligencia não se restringe à criatividade somente, também abrange outras questões”. Essa abrangência alcança, por exemplo, a produtividade. Segundo Janine, a criatividade é uma característica que “pode auxiliar as pessoas a serem mais produtivas, se a pessoa tiver boas ideias que tragam bons resultados". Isso não significa tão somente ter ideias diferentes do padrão, mas que se "mostre muitas possibilidades de alternativas em que alguma delas traga êxito”, afirma a professora.

Criatividade ao alcance de todos

Vincular a produtividade à criatividade é uma possibilidade que depende da atividade ou do trabalho que a pesssoa desenvolve. Por exemplo, “existem trabalhos mais repetitivos ou com organização rígida, em que existe pouco espaço para a criatividade”, cita Janine. Em outros casos, o trabalhador precisa ser criativo, como em casos de profissões ligadas diretamente à arte ou à criação em geral. Publicitários, pessoas que atuam na área de moda e vídeo, roteiristas e profissionais de mídias sociais são alguns exemplos de atividades que requerem criatividade diária. Contudo, ser criativo está ao alcance de todos os profissionais. Para isso, alguns fatores básicos devem ser observados. O alto nível de estresse no trabalho, no entanto, inibe a criatividade, assim como o cansaço e a pressão diárias. Neste sentido a produtividade afeta negativamente a criatividade. Janine observa que é possível dar uma força ao desenvolvimento do processo criativo, incentivando a liberdade de expressão e a vinda à tona de novas ideias no local de trabalho. Outro aspecto que auxilia a criatividade é o conhecimento. De acordo com a professora, ser capaz de reter “um número significativo de informações e poder utilizá-las de forma criativa, buscando fazer uma conexão entre elas, auxilia as pessoas a serem mais criativas no trabalho".

É por isso que a criatividade está ao alcance de todos, graças a simples mudanças no contexto em que a pessoa atua e em seus processos de compreensão do mundo. Em vez de ser um dom presente apenas em artistas, é possível a qualquer pessoa ser mais criativa em seu dia a dia, em casa, no trabalho, na elaboração de projetos inovadores e em sua vida pessoal. Para tanto, estar motivado, satisfeito com o emprego e ter liberdade para se expressar são fatores que ajudam.

Livros inspiradores

Que tal ser mais criativo? Há centenas de livros sobre o tema que auxiliam a desenvolver mais a criatividade e ter sucesso na vida profissional e pessoal, pela aplicação de tais conhecimentos; há ideias inclusive para conseguir uma promoção ou aumento de salário. 

Veja a seguir quatro títulos sugeridos pelo seu alcance de público (não foi verificada a disponibilidade nas livrarias):
  • Criatividade levada a sério. Best-seller do psicólogo Edward De Bono. É um clássico do momento com muitas dicas sobre como se tornar mais criativo. Editora Centage Learning.
  • Ideias sobre ideias, de Roberto Menna Barreto. É uma espécie de bíblia de aforismos de diversos autores. Trata sobre o quanto o erro e os problemas podem ser fundamentais para fomentar a imaginação. Um problema só surge quando estão presentes todas as condições para solucioná-lo (Karl Marx). Editora Summus.
  • Criatividade no trabalho e na vida. Do mesmo autor, traz cases em uma linguagem simples e direta sobre os fatores que nos tornam mais criativos. Um dos conselhos oferecidos a quem deseja ser mais criativo é gostar de problemas – para resolvê-los. Editora Summus.
  • O código da inteligência, do guru Augusto Jorge Cury. Os chamados códigos da inteligência seriam capazes de estimular a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver a saúde psíquica e a excelência profissional. O autor também descreve as armadilhas simples da mente que podem bloquear a inteligência. Editora Ediouro/Thomas Nelson Brasil.
Veja a seguir 10 dicas simples que podem ajudar você a ser mais criativo, de acordo com as obras dos autores sugeridos:
  1. Mude o caminho que você costuma utilizar para ir ao trabalho.
  2. Mude o relógio de mão, colocando-o em outro pulso. Fazer as coisas sempre iguais inibe a criatividade; mudar um costume obriga o cérebro a se movimentar de forma diferente, e isso pode trazer novas ideias à mente.
  3. Escove os dentes com a outra mão. Se destro, com a esquerda e vice-versa. É o mesmo processo do relógio.
  4. Faça caretas em frente ao espelho: ria um pouco de si mesmo. Rir relaxa a mente e ajuda a liberar a imaginação.
  5. Invente um prato novo. Cozinhe para os amigos. Não importa se não você não for um gourmet, o importante é testar e estar aberto aos erros.
  6. Tenha um animal de estimação e brinque com ele. Uma das chaves da criatividade, segundo os gurus citados, é manter a alma infantil viva.
  7. Mantenha o sono em dia: o estresse e o cansaço são inimigos da criatividade.
  8. Cultive um tempo para si mesmo, se possível em silêncio. 
  9. Mantenha um caderno para anotar ideias. No início, elas vêm devagar. Com o tempo, você verá que ocupará várias páginas com ideias diversas. Deixe os absurdos virem à imaginação, faça trocadilhos, observe as coisas banais à sua volta de um ângulo diferente; brinque com as palavras.
  10. Motive-se para enfrentar desafios. A força da criatividade está na satisfação com a vida e também na forma como encaramos os problemas. Uma viagem no fim de semana, por exemplo, pode relaxar a cabeça e gerar soluções para aquele cliente que você precisa oferecer uma solução para mantê-lo fiel e contente com o contrato.
Fonte: PORTAL QUALIDADE BRASIL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e ajude-nos a melhorar o Blog.